domingo, 23 de agosto de 2009

Risotto di rucola con pollo e brie

Risotto, além de ser meu prato favorito, é uma delícia de se fazer.
Basta usar a sua criatividade...Esse foi preparado com a base de caldo de frango, um creme de queijos com rúcula;
e para acompanhar, um frango empanado, frito e açado com brie...

TIPOS DE RISO (arroz)

De origem asiática, o arroz foi trazido ao Brasil pelos portugueses. Se você acredita que seus grãos são pouco nutritivos, prepare-se para algumas surpresas escondidas nas mais diferentes variedades:

NEGRO: Ainda não é muito popular por aqui, embora seja conhecido na China há milhares de anos. Era chamado de arroz proibido por ser um alimento exclusivo do imperador. Contém pitadas de ferro e, portanto, pode ser útil para afastar a anemia.
PARBOILIZADO: Ele concentra vitaminas do complexo B, importantes para afastar doenças cardiovasculares. Essa riqueza se preserva apesar do processamento. É que esse arroz, quando ainda está na casca, passa por um tratamento com água fervente que leva os nutrientes para dentro do grão.
ARBÓREO: O mais usado para fazer risoto, ele concentra bastante amido, o que confere aquela consistência cremosa. Também tem uma incrível capacidade de absorver condimentos.
INTEGRAL: Este tipo mantém a camada externa do grão, o farelo. Além de conservar vitaminas do complexo B, contém fibras benéficas ao intestino. Para quem estranha o sabor,é recomendado refogá-lo com um pedacinho de canela e um dente de cravo.
POLIDO: O arroz do dia-dia não é dos mais nutritivos, mas ainda assim é fonte de carboidratos e proteínas. Seu empobrecimento se deve à retirada da casca no beneficiamento, embora já existam nos supermercados versões enriquecidas com minerais como zinco e ferro

RISOTTO, a palavra em italiano é diminutivo de "riso" (arroz). Com origem em dialeto lombardo-piemontês, com o sentido de "sopa enxuta". Não por acaso, que tem mesmo consistência de sopa grossa. Quase como uma papa. E risotto bom para os italianos, não custa lembrar, deve ter consistência "all'onda" - de uma onda. O prato deve ser feito com arroz "corto" (pequeno) e "tozzo" (gordo), que libera amido na medida certa - fazendo com que os grãos fiquem juntos, cremosos, mas sem encharcar. Ideal, para o prato, são os italianos arbório, vialone nano ou carnaroli. Na falta deles, pode-se usar o parbolizado. A expressão vem do inglês "to parboil", que significa pré-cozido. Contribuição americana a um prato tipicamente italiano.


Para fazer um bom risotto indicaria:

Arborio, grãos perolados e gordos que produzem um risoto espesso;

Carnaroli, possui a semente resistente e, ao mesmo tempo, uma grande quantidade de amilopectina, por isso produz um risotto bem cremoso com grãos bem firmes.

Um pulo do gato:Arroz Japonês, adoro. Ele parece ter mais amido que os outros, dando uma cremosidade incrível só de cozinhá-lo. Além de se fazer sushis, ele pode SIM ser um ingrediente excelente para um ótimo risotto!

Escolha o seu favorito, e corra para cozinha usar a sua imaginação!


"O QUE SE LEVA DA VIDA É A VIDA QUE SE LEVA!"

2 comentários:

  1. Dani Dani,
    Parabéns pelo blog, tá muito legal!!!
    Já fiquei com vontade de provar um pouco de tudo que tem por aqui!!!
    Agora vou esperar um convite para um jantarzinho, hein??
    Muito sucesso para você!!!
    Beijão!!!

    ResponderExcluir